Desfile 9 de Julho Parque Ibirapuera


O dia 9 de julho, que marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. A data, foi instituída pela Lei Estadual 9.497, promulgada no dia 05 de março de 1997, pelo então governador Mário Covas.

A Revolução Constitucionalista de 1932, também chamada de Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, entre os meses de julho e outubro de 1932, apoiado pelo Mato Grosso, tendo como objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

O movimento está entre os maiores conflitos civis da história do Brasil e um dos mais importantes acontecimentos políticos do país.

Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia de que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A Revolução de 1930 impediu a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente da república Washington Luís, que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924, colocando fim à República Velha.

O estopim da revolta já havia sido aceso no dia 23 de maio de 1932 (por isso a homenagem da Av. 23 de Maio) quando durante a manifestação na Pça da República 4 jovensdesfile3 estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram mortos pela polícia política da ditadura, suas iniciais formam a sigla MMDC, o grande símbolo da revolução. Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.

No total, foram 87 dias de combates, (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 – sendo o último dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2200 mortos, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.
São Paulo, depois da revolução de 32, voltou a ser governado por paulistas, e, dois anos depois, uma nova constituição foi promulgada, a Constituição de 1934




A Fla-Con vai estar disponibilizando seus sanitários nesse evento

0 comentários:

Postar um comentário