SESI Bonecos do Mundo 2011

Ser inanimado, o boneco ganha vida nos palcos: voa contrariando as leis da física, assume as formas mais extravagantes, enfim, oferece 1.000 possibilidades a quem o descobre. Longe de ser exclusivamente voltado às crianças, conforme muitos acreditam, o teatro de bonecos tem grande potencial para encantar todas as idades.

O evento, considerado o maior festival de teatro de animação do Brasil, abrigou atrações mundiais como Victor Antonov (Rússia), Jordi Bertran (Espanha), Girovago & Rondella (Itália), Hugo e Ines (Peru) e Viaje Inmóvil (Chile). O Brasil, por sua vez, foi representado por coletivos como Trip Teatro de Animação (SC) e Duas Companhias (PE).

Idealizado por Lina Rosa Vieira, responsável pela curadoria, o festival tem como proposta mostrar que é possível envolver multidões diante de uma arte que, habitualmente, ocupava pequenos teatros, destinada a público reduzido. "O festival proporciona espaço lúdico que respeita a inteligência do espectador enquanto promove a democracia cultural, afinal envolve todas as classes, cores e idades", afirma.

Um dos destaques internacionais foi o espetáculo "Gulliver", encenado pelo grupo Viaje Inmóvil, por meio de técnicas mistas. Dirigido por Jaime Lorca, o coletivo se inspirou na obra "As Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, para mostrar belas imagens em encenação que segue a dinâmica da narrativa cinematográfica.

Entre as atrações nacionais, o "Cadê o Meu Herói?", do Grupo Sobrevento, que explora a técnica da luva chinesa. Baseado em obra de Horácio Tignanelli, o espetáculo foi dirigido àqueles que já se acham grandes demais para ver teatro de bonecos.






Mestre-de-cerimônia oficial do projeto SESI Bonecos, o mamulengo é construído através da técnica “luva com varas”. A mão do artista é introduzida por dentro, para manipular a cabeça e o corpo. Varetas de aço são usadas nas

extremidades das mãos e movimentam os braços. Seu temperamento é divertido e eloquente. Adora se apresentar para grandes públicos. Não gosta de ser chamado de bonequinho. É um boneco. É popular. É brasileiro.




Confira toda a programação no site: http://www.sesibonecos.com.br/2011/

A empresa http://www.fla-con.com.br banheiros químicos prestou seus serviços neste evento.

0 comentários:

Postar um comentário